Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Saga do Pedalboard ou A História Sem Fim

Quem acompanha este blog já se deparou com as inúmeras reviravoltas e as tentativas de diminuir o peso a ser carregado em cada gig. Quando o set se estabilizou, me deparei com o grave problema de ter que carregar um monte de tralhas para os ensaios e para os shows. Em uma tentativa desesperada, arranjei um pedalboard muito simpático da Danelectro que serviu para alguns ensaios, para outros no entanto... O set da Danelectro funcionava muito bem quando o amplificador disponibilizado era de médio para bom. Porém, quando o amplificador era de médio para ruim... quanta chiadeira... chegueia a achar que minha guitarra estava com bronquite...
Para curar a bronquite, pesquisei alguns meses e cheguei a conclusão que pela  relação custo X benefício, a VOX Tonelab ST seria a bola da vez!
Fiz as trocas já consagradas no Mercado Livre e peguei a pedaleira. Quando a liguei em casa, no ZT Lunchbox, imediatamente tive a sensação de que os dias dos - tão defendidos por mim - pedaizinhos analógicos estavam com os dias contados em meu set...
O que normalmente vinha me incomodando nas outras pedaleiras digitais e simuladores (bonecas infláveis) era a pasteurização do timbre. Soava tudo meio sem sal. Sem contar com a dificuldade extrema de se regular um parâmetro numa situação de palco.
Evidentemente que o sinal sofre um pouco com a digitalização, e não sei se é um efeito placebo, mas a válvula presente na pedaleira dá uma esquentada muito bacana no timbre e este modelo em particular é muito simples de regular.
Testei a pedaleira em diversas situações: 2 estúdios diferentes, cinco amplificadores com configurações diferentes (Marshall JCM 900, Orange Tiny Terror, Fender Hot Rod Deluxe, Soldano e ZT Lunchbox). As guitarras utilizadas foram as Fender Strato,  o Jacaré e a  Frigideira. Em todas essas situações os timbres se mantiveram fiéis às regulagens pré-setadas por mim em casa.
Dito isso, seguem algumas fotos do novo pedalboard:




quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pobre e maltratada Spanich - Overhaulin parte 01

Olá pessoal, para dar continuidade no post anterior colocarei algumas fotos da fase 01 da recosntrução da pobre Spanich.
Após desmontá-la, e constatar os danos físicos mais complicados (o headstock se separou do braço) e outros nem tanto (Floyd Rose em estado lastimável), resolvi fazer o que estava ao meu alcance neste momento. Segui as dicas do site: http://audiozone.dk/index-filer/floyd-tremolo-tips.htm e coloquei a ponte em ordem.
Seguem as fotos:

A ponte em estado lastimável ainda instalada

A ponte removida com o estágio inicial de limpeza

Após o banho de óleo e escovação minuciosa dos parafusinhos...

Preparando para a montagem

Aqui a ponte montada novinha em folha! E não sobrou nenhuma pecinha!!

Em breve vou postar também um novo projeto que está em fase de testes: A guitrra SRV Charley Palhaço Bolinha Signature! Aguardem!!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A pobre e maltratada Spanich

Olá pessoal, como disse numa das partes do histórico do set, no início dos anos 90 adquiri com muito esforço inclusive dos meus pais uma guitarra Spanich. Na época, era a opção que tínhamos às guitarras importadas caríssimas e as de qualidade um tanto duvidosas que eram produzidas por aqui. Assim como a Tagima, a Spanish fazia as guitarras sob encomenda e com a possibilidade de customizá-las e tornaram-se nomes de referência. Para se ter uma idéia, os endorsers da Spanich na época eram nada mais, nada menos que Wander Taffo e Mozart Mello.
Como a onda eram as superstrats como as Charvel, Jackson, Ibanez, etc. e como eu gostava bastante de sons pesados e de competir com a velocidade de execução de escalas, escolhi um modelo de design agressivo (Jackson) e evidentemente, um sistema de tremolo flutuante ou Floyd Rose para os íntimos...
Os anos se passaram e a pobre Spanich ficou abandonada e certamente sofreu alguns abusos...
Este post é um registro de "antes" do reallity show: Extreme Makeover Guitars hehehe ou ainda Overhaulin' Guitars. Só falta o Chip Foose vir aqui e "roubar" a guitarra.
Aqui vão as fotos da pobre Spanich:







segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Em breve...

Olá pessoal!! 
Peço desculpas aos fiéis seguidores deste blog. As coisas andaram atribuladas por aqui. Estou preparando alguns artigos e esta semana ainda colocarei aqui. 
Acredito que o primeiro será um review da pedaleira Vox Tonelab ST que adquiri para tomar o lugar do pedaiznhos Danelectro e poder levar nos ensaios sem ter que carregar muito peso.
Outros dois que estão na agulha são: 1) A demontagems da guitarra Spanish e a recuperação da Floyd Rose Khaler que estava nela. 2) A tentativa Frustrada de instalar um captador no Weissenborn.
É isso aí! Até lá!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Documentário sobre Luthiers!

Documentário em 3 partes muito bem feito por um pessoal de SC sobre a arte da Luhieria.
Vale muito a pena assistir e entender o ofício/arte.