Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mudança

Para o pessoal que acompanha este blog, acabo de finalizar a minha mudança para o maior portal da música na cidade de Sorocaba. O estúdio Music House Centro Musical possui mais de 500m2 dedicados à música. Possui várias salas de aula, estúdio para ensaios e um setor mais do que profissional direcionado à produção e gravação. Unimos forças para fornecer o que existe de melhor para os músicos da cidade e região.
Confira as fotos da oficina no blog do Tanaka Guitar Tech - AQUI


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sustain

Olá pessoal!

Um dos fatores determinantes para os guitarristas e o sustain que o instrumento e/ou os pedais e amplificadores conseguem fornecer. O Sustain pode ser definido como: "In music, sustain is a parameter of musical sound over time. As its name implies, it denotes the period of time during which the sound remains before it becomes."
Muitos clientes da oficina me perguntam como podem obter mais sustain em seus instrumentos. Recentemente tenho indicado o supermercado:



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

2012


Olá pessoal 2012 começa com tudo!

Este blog acabou ficando para trás, por conta da falta de tempo. O final de 2011 foi uma loucura, a oficina Tanaka Guitar Tech não parou e para o meu espanto tive clientes e seus instrumentos na semana entre o Natal e o Ano Novo! Não me queixo, aliás, muito pelo ao contrário. Agradeço por poder ajudar os instrumentos e seus donos se reconciliarem, se reapaixonarem e fazerem “aquele” som novamente!

Mas como o objetivo deste blog é fazer um bate-papo sobre guitarras e seu mundo, vamos ao primeiro post de 2012!

No dia 29/12, estávamos minha esposa e eu assistindo televisão e zapeando, como sempre. Até que um canal me chamou a atenção. Era o Multishow HD, transmitindo o show dos Paralamas do Sucesso em sua mais recente turnê intitulada Paralamas Brasil Afora. Confesso que fiquei em dúvida se assistiria ou não, pois, os últimos shows que havia assistido foram um tanto desapontadores. 

Eu sou fã do Hebert (por incrível que pareça!) sempre gostei da forma com que ele toca a guitarra, seus riffs e solos são muito bem construídos e seu timbre é também inconfundível. Sem contar que o cara construiu a reputação de Guitar Hero nacional nos anos 80, onde não havia equipamento bom disponível, muito menos informação didática a respeito do assunto. Logo, caras como ele, Lulu Santos, Edgar Scandurra, Pepeu Gomes, etc. possuem um lugar especial nas influências guitarrísticas de qualquer brasileiro.
Após o terrível acidente que ele sofreu e a terrível perda de sua esposa, a minha torcida para que ele voltasse a ser o que era sempre foi muito grande. Porém, não raro nas apresentações que presenciei, acabei ficando um pouco triste pois o olhar do cara não era o mesmo, as falas não eram as mesmas e o fraseado, o timbre ainda não estavam “certos”, parecia que ele não estava lá.

Voltando ao show da TV, deixei no canal e nas primeiras 5 notas da guitarra dele que escutei, disse imediatamente para a minha esposa: “esse cara está de volta!” E assim se sucedeu durante todo o show a cada nota emitida, a cada palavra proferida era possível perceber. Quando derem um close no rosto dele e pude ver os olhos, não sobraram dúvidas: ele estava de volta!

Vou deixar aqui os parabéns para os companheiros de banda por apoiarem o cara durante todo o processo e não terem dúvidas de que esse dia chegaria e se não existe uma definição clara do que é amizade e paciência em palavras, as atitudes desses caras mostram claramente o significado.

Não posso deixar de mencionar que o exemplo que o Hebert Viana vem dando é digno de um lema Samurai: “Cair sete vezes e levantar oito.” 

Ótimo 2012 para todos e obrigado aos que seguem e lêem este blog!


Abraz!