Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Colocar para fora

Com o advento das doenças modernas evidentemente surgidas pela palavra da moda em voga nos últimos 10 anos: o stress, surgiram também várias tentativas de se previnir o mal do século. Muitas destas profilaxias estão ligadas a práticas antigas que possuíam outras finalidades como por exemplo, as Artes Marciais, a Yoga e outros. Acredito que estas práticas estavam sendo abandonadas e ressurgiram como um oásis contra o círculo vicioso da velocidade com que temos que fazer as coisas, a falta de educação generalizada, o trânsito, etc.
Como a finalidade deste Blog é a de falar sobre guitarras, equipamentos, música e não sobre auto-ajuda, vamos logo ao que interessa!
Lendo a reportagem de capa Guitar Player Americana de Julho deste ano com Jeff Beck, me deparei com a seguinte história contada por ele quando perguntado sobre quais guitarras ele utilizava atualmente e o motivo. "Certa vez encontrei Jimi Hendrix. Na época eu usava modelos Les Paul. Jimi olhou para mim e disse: -Cara, o que você está fazendo com uma guitarra de mulherzinha? Você precisa de uma guitarra com a qual você tenha que lutar contra ela para tocar. Lutar contra o sistema de molas da ponte, lutar para executar um bend para que você possa colocar a música para fora com sentimento, com esforço!" 
Quando assisti o filme It Might Get Loud ou A Todo Volume com os guitarristas Jimmy Page, The Edge e Jack White, tive mais um insight sobre esse lance de colocar para fora. 
Jack White fala algo muito semelhante à dica de Hendrix para Beck. Ele diz que cada nota tocada deve ser encarada como uma luta e que os guitarristas não devem ficar passivos no processo e ser meros executores de escalas. 
E finalmente neste mês, a capa da revista Guitar Player brasileira traz Jack White com uma entrevista detalhando esse preceito de se tocar guitarra "colocando para fora".
Evidentemente que se você alguma vez ouviu o Blues da década de 30 e os guitarristas que foram influenciados por ele, sabe muito bem o que estou dizendo!



3 comentários:

  1. Meu caro,
    Parabéns pelo post. Assino embaixo! :)
    E parabéns também pela decisão quanto a BH. Tô com inveja... :)
    Abração!
    Paulo May/Jack

    ResponderExcluir
  2. òtimo post. Duplico o que o paulo falou...

    E de novo parabéns pela BH. Quem sabe não nos trombamos por lá?! Vai fazer aula que dia?

    ResponderExcluir
  3. Jack e Gilmar! Obrigado aí pelos elogios e pela visita! E mais ainda pelo apoio nessa nova caminhada.
    Abração!

    ResponderExcluir