Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Saga do Pedalboard ou A História Sem Fim

Quem acompanha este blog já se deparou com as inúmeras reviravoltas e as tentativas de diminuir o peso a ser carregado em cada gig. Quando o set se estabilizou, me deparei com o grave problema de ter que carregar um monte de tralhas para os ensaios e para os shows. Em uma tentativa desesperada, arranjei um pedalboard muito simpático da Danelectro que serviu para alguns ensaios, para outros no entanto... O set da Danelectro funcionava muito bem quando o amplificador disponibilizado era de médio para bom. Porém, quando o amplificador era de médio para ruim... quanta chiadeira... chegueia a achar que minha guitarra estava com bronquite...
Para curar a bronquite, pesquisei alguns meses e cheguei a conclusão que pela  relação custo X benefício, a VOX Tonelab ST seria a bola da vez!
Fiz as trocas já consagradas no Mercado Livre e peguei a pedaleira. Quando a liguei em casa, no ZT Lunchbox, imediatamente tive a sensação de que os dias dos - tão defendidos por mim - pedaizinhos analógicos estavam com os dias contados em meu set...
O que normalmente vinha me incomodando nas outras pedaleiras digitais e simuladores (bonecas infláveis) era a pasteurização do timbre. Soava tudo meio sem sal. Sem contar com a dificuldade extrema de se regular um parâmetro numa situação de palco.
Evidentemente que o sinal sofre um pouco com a digitalização, e não sei se é um efeito placebo, mas a válvula presente na pedaleira dá uma esquentada muito bacana no timbre e este modelo em particular é muito simples de regular.
Testei a pedaleira em diversas situações: 2 estúdios diferentes, cinco amplificadores com configurações diferentes (Marshall JCM 900, Orange Tiny Terror, Fender Hot Rod Deluxe, Soldano e ZT Lunchbox). As guitarras utilizadas foram as Fender Strato,  o Jacaré e a  Frigideira. Em todas essas situações os timbres se mantiveram fiéis às regulagens pré-setadas por mim em casa.
Dito isso, seguem algumas fotos do novo pedalboard:




8 comentários:

  1. hahahaha. Dificil acreditar que tu tenha se rendido a uma pedaleira... Mas acontece...

    ResponderExcluir
  2. Estamos no processo... ainda não é definitivo, mas por enquanto ficará assim...

    ResponderExcluir
  3. FALA AEW MR. TANAKA.

    PODE AJUDAR, TENHO DÚVIDAS DE ONDE COLOCAR O VOLUME NA CADEIA DE SINAL.

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  4. Olá Mr. Tyller! Obrigado pela visita!

    Vamos lá, uso este texto do site da BOSS como referência por ser bem completo, porém a experimentação, seus ouvidos e gosto pessoal darão o toque final:

    "Existem duas opções para esse pedal. Quando colocado logo após a guitarra ele funciona como o próprio potenciômetro de volume da guitarra e serve para deixar o guitarrista com as mãos livres na hora de controlar o volume de saída da guitarra. Neste caso utilize sempre pedais de alta impedância (FV-500H por exemplo). Quando colocado entre pedais ou no final da cadeia de pedais, ele passa a controlar o timbre final gerado pelos efeitos. Neste caso utilize pedais de baixa impedância (FV-500L por exemplo). Colocando o pedal de volume antes de tudo você irá influir diretamente na resposta dos pedais de distorção e overdrive, que funcionam baseados no sinal de entrada do pedal. Colocando o pedal de volume após os pedais, você terá controle do volume final do timbre, sem alterar a resposta dos seus pedais de drive e distorção."

    Abraz!

    ResponderExcluir
  5. Tanaka estou tendo um certo problema em regular a tonelab st, os timbres estão muito graves e sem brilho!! Quando aperto o botão dos cabinets(do lado do gain) em qualquer regulagem deixa o som mt grave e sem brilho!! Conto com a sua ajuda!!

    grato
    Rafael

    ResponderExcluir
  6. Olá Rafael! Obrigado pela sua visita!
    Eu fiquei muito pouco tempo com a Tonelab, mas exsitem muitos fatores que podem afetar o timbre final. Desde as cordas até o amp, passando pela guitarra, cabos, pedais, etc.
    Eu sugiro que você entre no fórum da Guitar Player, especificamente neste tópico entitulado "entendendo pedaleiras" - http://www.guitarplayer.com.br/forum/index.php?/topic/787-entendendo-pedaleiras/
    Abraz!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mauro! Por acaso você usa o pedal de talkbox de outra forma? (sem usar o caninho?) vi a foto do seu set e fiquei na dúvida hehe, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Endigo! Não existe outra forma de utilizar o Talkbox sem o cano e o microfone. Aí no post aparece sem o cano pois era só uma pose para fotos.

      Excluir