Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Luthieria - peripécias & parcerias

Olá pessoal, vou dar uma pequena pausa aqui na história da Bonamassa e vou colocar um lance que me deixou muito honrado!
Como todos sabem, iniciei no ano passado meus estudos na escola de luthieria da B&H. E conforme as aulas foram correndo, pecebi que existe uma lacuna grande no fornecimento de ferramentas específicas para alguns trabalhos aqui no Brasil. Temos nos EUA um fornecedor para tudo que é ligado ao ofício. Porém, os custos do frete mais as pesadíssimas taxas que nos são colocadas muitas vezes inviabiliza a compra dessas ferramentas no exterior.
Enquanto eu reformava uma velha Squier, me deparei com o seguinte dilema: A furação da Squier era para tarrachas vintage e eu havia comprado um set novo de tarrachas modernas. Resultado? Fiquei dias quebrando a cabeça de como resolver. Li os livros que tenho, pesquisei na internet e achei que a única solução seria trazer uma ferramentinha específica para isso dos EUA...Essa ferramenta em uso pode ser vista num post mais antigo aqui chamado HOT ROD 2.  
Observando os olhos do Saulo Peghin e da Paula Bifulco brilharem quando viram essa ferramenta, pensei imediatamente em tentar reproduzí-la aqui no Brasil para que outros companheiros de profissão pudessem também desfrutar da fresa.
Qual não foi a minha surpresa quando leio os blogs do Saulo e da Pauleira, ícones da luthieria aqui de São Paulo e ambos fizeram uma menção á famigerada fresa!
Deixo aqui, portanto, oficializado os meus agradecimentos pela citação e por ser chamado de companheiro de profissão, o que me deixa muito honrado uma vez que sou apenas um aprendiz.
Aqui estão os links para os posts:

Aqui a foto da ferramentinha:

 Como disse o Saulo, quem sabe não surgirão outras?

Abraz!

4 comentários:

  1. Sempre acreditei no teu potencial, hehehhehehe. É bom ter um companheiro de profissão igual a ti e que começa praticamente na mesma época que eu... No futuro eu ainda vou dizer: "... O Tanaka?! Sim, conheço, somos da mesma época na luthieria, estudamos praticamente juntos..."

    ResponderExcluir
  2. Valeu Gilmar! Hahaha, na verdade eu que vou dizer que conheço o Gilmar!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Agora siiiiim abriram-se possibilidades aqui no Brasiiil Valeu Tanaka! Vamos pra frente! Um abraço!

    ResponderExcluir