Páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cabos sem solda

Olá pessoal, como faço parte do Fórum sobre equipamentos da Revista Guitar Player e recentemente apareceu um tópico sobre os cabos sem solda, resolvi dar os meus pitacos por lá. Não satisfeito, resolvi postar um review mais completo por aqui.
A George L´s reconhecidíssma fábrica de cabos surgiu há bastante tempo atrás com os cabos livres de solda e fáceis de montar. No ano passado se não me engano, a Planet Waves colocou em seu mix de produtos a mesma idéia dos cabos livres de solda/faça-você-mesmo.
Como após diversos testes com pedaleiras e simuladores, optei por voltar aos pedais analógicos ou latinhas. O entrave foi justamente na montagem do sistema todo. Como uso aproximadamente 10 pedais em meu set, precisava de um controlador ou Loop e nesse caso acabei adquirindo um Wavebox ASC-8.2 onde cada pedal é ligado em um loop do controlador. Como são 10 pedais, precisei de 20 cabos e 40 plugues. 
Comprei metade da marca George L´s e a outra metade da marca Planet Waves e após meses de teste relato abaixo, minhas impressões:
Logo de cara posso dizer que para se obter uma arrumação limpa e evitar problemas futuros com a montagem do seu board, o ideal é ter cabos personalizáveis por conta das distãncias do pedais e como ficar soldando 40 plugues é de lascar, as duas marcas se tornaram um alívio nesse sentido.
Em seguida, temos a diferença na bitola dos cabos:


Temos em ambas as fotos à esquerda um cabo Geroge L´s e à direita um cabo Planet Waves.












Sobre a robustez dos plugues:

 Percebemos que o cabo e os plugue da Planet Waves são muito mais robustos do que da George L´s pois a Planet waves não possui distinção entre cabos para interligar instrumentos e cabos para interligar pedais como faz a George L´s

Aqui temos ambos os cabos montados











Na minha opinião, os cabos e plugues mais robustos não se deram muito bem com a ligação no ASC-82 pois tomam muito espaço do painel de coneções dificultando a operação e muitas vezes durante o transporte acabavam se soltando. Sem contar que elevaram bastante o peso final do board com os pedais. Quem carrega sabe bem do que estou falando.




Detalhe do painel traseiro do ASC 8.2
 Detalhe do painel traseiro do Octa-switch da Carl Martin, onde os cabos mais robustos podem trazer algum inconveniente nas conexões.









Espero ter ajudado.

Abraz!



7 comentários:

  1. Muito bom Tanaka. Não conhecia o seu controlador. É true by pass, analógico, tem buffer? Vi que também é controlador midi. Tenho o octa e estou bastante satisfeito, apesar de ainda não o ter ligado com todos os pedais. Cara, você usa case de maderite, aqueles pedalboards da landscape ou o quê? Pergunto porque já estou com medo do peso final do meu case quando terminar a obra, já que ele é de madeira e tem um whammy, um pedal de volume e um wah, dentre outros, mas só pelos citados dá para imaginar?! Outra coisa, você percebeu alguma diferença real em relação a qualidade final do sinal comparando o George L's e o planet waves? Parabéns e obrigado! Ruy.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ruy, obrigado pela visita!
    Vamos às respostas:
    1. O controlador da Wavebox ASC 8.2 é true bypass e possui um circuito de buffer que pode ser ligado e desligado através de uma chave.
    2. O meu board é similar aos feitos pela pedaltrain. É uma armação de alumínio, mais leve que a madeira e por ser elevado do chão e vazado, permite que os cabos e as fontes sejam colocadas sob os pedais, deixando a superfície apenas para os pedais.

    ResponderExcluir
  3. Legal a iniciativa Tanaka, na questão de ruídos e resposta de frequências vc sentiu alguma diferença entre os dois?

    ResponderExcluir
  4. Ruy, não percebi diferenças nesse nível não. Ambos possuem uma qualidade muito boa e sem ruídos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tanaka.
    Parabéns pelo blog, muito legal mesmo.
    gostaria de saber como você fez o pedalboard, foi no esquema faça você mesmo ?
    Fico no aguardo.
    Um abraço.
    João.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pela sua visita João Paulo! O board foi feito em uma serralheria pois é uma armação de alumínio onde é possível cabear e instalar as fontes na parte de baixo do board. Tem um post aqui com as fotos antigas http://tanakaguitar.blogspot.com/2010/04/meu-pedalboard.html
    Esta semana ainda colocarei mais fotos com a nova arrumação. Se precisar de alguma ajuda, mande um e-mail para: naumtenhomeio@gmail.com
    Abraz!

    ResponderExcluir
  7. acho legal a facilidade de montagem dos cabos sem solda, minha dúvida qdo converso com outros amigos que tocam guitarra, utilizam e são fãs desse produto é que tirando o aspecto facilidade de montagem, nenhum deles conseguem me explicar o faz esse cabos a nona maravilha do mundo em relação aos soldados. Melhoram o timbre ? a resistência em sistemas com muitos cabos é muito menor que os com solda ? enfim sempre me soa como coisa de "fã boy" para justificar o preço abusivo que é praticado aqui em relação as marcas mais famosas desse tipo de cabos. Tecnicamente ninguém me deu uma boa resposta.

    ResponderExcluir