Páginas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pedais Modificados


Há tempos venho tentando montar o set perfeito entre guitarras, pedais e/ou multi-efeitos e amplificadores, como vocês podem ver em posts anteriores onde descrevo os sets ao longo do tempo (ainda tenho várias histórias a serem contadas).
Neste meio tempo, vou postando o que tenho como "novidade" para mim. Os pedais que chegam, são testados e integram o meu board.
Hoje em especial, vou escrever sobre as modificações efetuadas por Robert Keeley no pedal Boss Distortion DS-1 que está no meu board atualmente.

A modificação de Robert Keeley para o Boss DS-1Ultra MOD oferece o melhor em sonoridade para amps tipo Marshall, perfeitos para estilos como ACDC, Van Halen, Steve Vai entre outros.
Com a adição do diodo (toggle switch) o DS-1 Ultra soa com boas caracteristicas de amps valvulados no modo Standard com o pino para cima, trocando para o modo seguinte (pino para baixo) entra em ação um segundo LED (Clipping Circuit) entregando uma sonoridade clássica de distortion high gain com timbres encorpados, quentes e altamente definidos.
O led extra aumentou um pouco a saída de volume, muito bom para utilização do DS-1 Ultra MOD como preamp empurrando cabeçotes e amps.... Em ação dobrando linhas graves ele acrescenta muito peso ao contexto geral. Entre outras modificações o DS-1 Ultra MOD teve os harmônicos de 2º ordem incrementados como em amps valvulados de qualidade.
Características:
- Modificação extra para aumentar a gama de distortion na regulagem máxima.
- Modificações para corrigir a resposta de graves resultado sonoridade mais encorpada, aperfeiçoando a performance em stratocaster.
- Caps de Mica Silver foram instalados para suavizar o granulado característico (abelha) na sonoridade geral do DS-1 (Original)
- Knobs novos.
- Grande Led Azul, marca registrada dos pedais keeley Electronics

Para entender melhor do que estou dizendo, vou usar aqui um texto do Dodô Audrin.

Em muitas ocasiões me perguntam sobre a real diferença de um pedal Boss, Ibanez etc... (original de fábrica) comparado ao mesmo modelo modificado por Robert Keeley, minha conclusão é a mesma de quem já tocou num Keeley mod, a diferença de preço é considerável porem um detalhe nunca foi dito até então, as grandes companhias que à anos dominam o segmento dos pedais e multi-efeitos tem na logística o alvo principal, que é o mercado semi-profissional, a muito estas empresas deixaram de produzir produtos de boa qualidade, grande quantidade das coisas "confiáveis" foi descontinuada devido ao alto investimento e pouco retorno, a produção se mudou para os países asiáticos que tornou-se o principal polo industrial de famosas companhias Americanas, Inglesas e até Japonesas, com o frete mais barato do mundo, com frota própria de navios, mão de obra barata, produção em larga escala e constante expanssão industrial, isto fez o preço dos eletrônicos melhorar sensivelmente para o consumidor final provocando uma corrida desenfreada de consumidores e lojistas a "qualidade desabou" literalmente e multiplicou os lucros das grandes empresas.
Bem, este "livro" descrito acima foi necessário para explicar que: os pedais originais modificados por Robert Keeley vem traduzir o que as grandes companhias deveriam fazer e não fazem, componentes de qualidade (não Chineses) conhecimento técnico, prático, didático e manipulação rigorosa e específica com severo controle de qualidade é o que faz um produto sair do anônimato e vir a ser usado por profissionais em todo mundo, como os produtos de Robert Keeley foram e são requisitados à anos.
Quem já teve a honrra de comparar um produto original com um Keeley MOD, sabe que a diferença não se resume a implantação de uma chave 3pdt somente, os pedais sofrem correções de frequência, de Input e output, troca de componentes etc etc... a sonoridade muda e a relação é inversamente proporcional ao aumento do preço, ou seja nunca compare a relação custo beneficio de um Ibanez original com um Ibanez MOD Keeley (isso não vale apenas para Ibanez).

6 comentários:

  1. As Modificaçoes sao 10!! Muito Boas!!

    ResponderExcluir
  2. blz Mauro, sou guitarrista, toco já ha um tempinho, mas somente agora estou tentando montar um rack de pedais, atualmente tenho uma ibanez js 100 com captação original ibanez, distorção uso a do ampli, um Laney, junto com um pedal de delay da zoom e um compressor da Behringer, mais nada....rsrsrrs. Para o que estou precisando ja é uma mão na roda, gostaria que me desse alguma dica do quais efeitos preciso para melhorar a qualidade do meu som.
    vlw...abss Dionatan

    ResponderExcluir
  3. Olá Dionatan!
    Obrigado pela sua visita aqui no blog!
    Para eu poder dar algum palpite no seu set, preciso saber qual o tipo de som que você está tocando neste momento. O grande barato dos pedais é poder adequá-los às gigs que você vai fazer. Se for uma banda de pop, é um set, se for uma de metal, outro, se for uma banda de baile, outro e assim por diante, sacou?
    Abraz!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a dica. Mas cara, é necessário enviar um pedal pra esse cara?Ou ele já fornece o pedal já modificado?Esse cara não é brasileiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo! Se você entrar no site deles, verá que existem as duas opções: a de você mandar o pedal e a de adquirir diretamente deles. Não, o cara não é brasileiro...

      Excluir