Atenção! - Apesar deste post parecer tratar de equipamentos, na verdade ele busca por em discussão a qualidade do som (e não das músicas) que é produzido hoje com a pseudo busca de equipamentos para guitarra.
Me deparei esta semana após colocar o review do amplificador Lunchbox, com algumas opiniões interessantes dos guitarristas "entendidos" de alguns fóruns dos quais participo. A que mais me chamou a atenção foi que grande parte torceu o nariz para o amplificador pois ele não é valvulado.
Isso me levou a buscar na literatura especializada sobre um fenômeno interessante, o qual pretendo aprofundar e escrever um artigo mais completo. Por enquanto vou colocar aqui as minhas impressões:
1. É fato que desde o início da produção dos CDs e a substituição dos discos de vinil até os dias de hoje com a ampla difusão dos arquivos mp3 e os streaming de áudio pela internet, a qualidade do som que ouvimos hoje fica muito aquém dos discos de vinil.
Até aí tudo bem, pode soar saudosista. Porém, tive contato com um estudo onde por 8 anos foram analisadas a percepção e preferência de estudantes de um curso de música e a cada ano que se passou, o gosto por arquivos com menor definição e maior compressão foi aumentando. Traduzindo: como o sonsumo de mp3 players cresceu, e a difusão musical através de rádios online, a qualidade sonora teve de se ajustar para caber dentro das maquininhas minúsculas e como as gerações mais recentes foram "amamentadas" com um iPods nos ouvidos, a percepção auditiva para determinadas freqüências foram perdidas e o gosto pela qualidade sonora degradada se tornou uma triste realidade.
2. A busca por equipamentos de guitarra vintage como amplificadores valvulados e pedais analógicos têm crescido exponencialmente nos últimos tempos e o respeito a eles como se fossem divindades pode ser comprovada em qualquer publicação especializada e nos fóruns de discussão disponíveis na rede. Podemos observar que as novas gerações de guitarristas sonham com um amplificador valvulado e acreditam piamente que um amplificador transistorizado nunca entregará o timbre de um verdadeiro valvulado...
A minha intenção é confrontar essas duas realidades pois se o indivíduo cresceu ouvindo sons digitalizados e a sua percepção auditiva foi afetada, teria ele a capacidade de sentir/ouvir/escutar a diferença entre o timbre de um amp valvulado e um amp transistorizado? Ou ainda perceber a diferença entre um simulador de efeitos e amplificadores digitais com os respectivos equipamentos analógicos? Se realmente a preocupação é com o refinamento do timbre, teriam as mesmas pessoas a preocupação com a qualidade sonora do que eles estão ouvindo? Teriam essa mesma preocupação com os seus filhos? Ou seria apenas uma jogada de marketing pessoal?
Eu particularmente gosto bastante de amplificadores valvulados e pedais analógicos, inclusive o meu set é composto desta forma. Porém eu tenho os discos de vinil da minha infância e adolescência e faço questão de escutá-los sempre.
Acima - uma das coisas mais dicotômicas da atualidade: um amplificador valvulado para Ipods... |
Pois e cara... Sempre considerei os atuais "guitarristas" umas verdadeiras "malas-sem-alça". Muitos afirmam apenas o que ouvem por aí, mas a maioria não tem experiência para afirmar metade do que afirmam... Não sei se tu notou, mas tenho me ausentado do fórum da revista, pois tem muito cara mala por lá.
ResponderExcluirGrande Gilmar! Cara, acho que mesmo com os papagaios que só reproduzem a experiência dos outros, você não deveria se ausentar do Fórum. Precisamos manter um foco de "resistência" para que o bom nível das discussões seja mantido. Existem outros fóruns que são muito piores, os quais nem me atrevo a entrar...
ResponderExcluirAguardo você lá! Obrigado pela tua visita!!
Olá Mauro, acho que o que mais influencia é a ação de Marketing que as empresas fazem com seus produtos justamente atingindo os músicos menos experientes e que não tenham essa percepção das frequencias e qualidades de som. Hoje a marca de um equipamento vale muito mais do que propriamente o som que ele oferece. Estive lendo no blog Louco por Guitarra sobre a Epiphone Les Paul e é incrível eles cobrarem mais de R$ 2.500,00 numa guitarra que tem 7 pedaços de Mogno. Tenho uma LP, corpo de Mogno tb, mas não que seja grande coisa...mas tem 6 emendas na madeira e custa R$ 1.000,00. Para o que toco hoje atende mas ela não chama tanto a atenção pois não é uma "marca grande". Claro que isso não se aplica a marcas como Gibson, Fender, Marshall, etc. Mas como são poucos os que possuem "bala na agulha" para ter esses equipamentos...acabamos caindo nas ações de marketing dessas empresas....
ResponderExcluirOlá Juliano, obrigado pela sua visita!
ResponderExcluirAs ações de marketing e as reproduções de comportamentos copiadas pelos mais jovens. Achando que um amp valvulado de 100w com uma caixa com 4X12 dentro do quarto vão fazê-lo tirar uma distorção bacana...
Como eu disse no Fórum da GP, o meu sonho é chegar na equação Guitarra + Cabo + Amp, sem ninguém intermediando meu sinal. Enquanto isso, sigo com os meus pedais me ajudando
Mauro, no dia em que vc conseguir me passe a fóruma...heheheh
ResponderExcluirMuito legal a ideia no texto, Tanaka. Realmente, é de pensar a respeito. Até mesmo acerca de nós mesmos e não apenas quanto aos demais. Sinceramente às vezes me questiono a respeito dessa equação, principalmente por ser apenas um amador - apenas um cara que faz por amor. Até onde podemos ou devemos nos permitir certas coisas? Preciso mesmo de uma Gibson? Preciso mesmo de uma fender? Não sei. Acho que não, mas precisamos de coisas para nos matermos motivados. É como o Jack disse: há uma eterna busca por algo que possa te dar mais prazer. Então acho que mesmo aquele cara que não tem ouvido ansoluto, todo conhecimento empírico necessário ou uma puta bagagem técnico-profissional-musical, acho que esse cara simples, que apenas curte ouvir e fazer um som em seu quarto, acredito que ele também tem direito a comprar um valvulado. Daí a ser um fanfarrão, são outros quinhentos. Mas parabéns pelo texto. E que foto espetacular! A parada é real? Valvulado para iPod?! Fale mais a respeito. Abraços, Ruy.
ResponderExcluirValeu Ruy! Obrigado pela visita e pela leitura! Também acredito que mesmo pessoas como nós que tocamos por prazer e não pela obrigação não devemos abrir mão de bons equipamentos. Agora o grande lance é não confundir o prazer de ter equipamentos com o prazer de tocar.
ResponderExcluirSobre o amplificador valvulado para o IPod, a empresa que o fabrica é: http://www.fat-man.co.uk/
Olha o GAS falando alto aí! Hehehe.
Abração!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuando se perde a essência do som de uma guita, muita coisa vai no bolo.Até a criatividade.
ResponderExcluirMuito bom o seu blog velho.
Muito obrigado pela sua visita e pelo seu comentário! Realmente existem fases em que nos distanciamos da simplicidade e acabamos perdidos entre equipamentos e o essencial que é a música, fica de lado.
ResponderExcluirSigamos juntos esse caminho!
Grande abraço e aguardo novas visitas tuas por aqui!