Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Bushidô - Aplicando os preceitos na música/banda



Hoje o post vai ser menos musical/iconográfico e mais filosófico...


Como a maioria deve saber, pratico artes marciais desde pequeno. Sempre gostei dos filmes de lutas. Com o decorrer do tempo, fui aprimorando o meu foco dentro das artes marciais para buscar ao invés da técnica para subjugar outras pessoas ou vencer campeonatos, coisas que fossem mais úteis para o meu dia-a-dia, como a disciplina, o auto-conhecimento, etc.


Vocês devem estar imaginando o que todo esse blá-blá-blá tem a ver com a guitarra e a música? Em primeiro lugar, normalmente a guitarra sugere um trabalho em conjunto com outros instrumentos e evidentemente instrumentistas. Nesse sentido, quando marcamos um horário com um grupo de pessoas e previamente acordamos o set de músicas que faremos nesse encontro, normalmente por conta da prática do Bushidô, chego um pouco antes do horário combinado e evidentemente com as músicas tiradas. Outro fator importante é, depois das músicas já tiradas, sempre que posso, repasso o repertório com o Tascam MP-GT1 para não perder o espírito de iniciante, normalmente as pessoas relaxam após a música estar tirada e esquecem o espírito iniciante, o que invariavelmente leva ao erro na execução. Outra questão interessante é que uma vez formado o grupo, não há motivo para este ou aquele instrumento ou integrante se sobrepor sobre os outros, uma banda é formada por um grupo de pessoas que devem canalizar sua energia para que seja ouvida uma só canção.


Estes são alguns dos pontos em que utilizo o treinamento das artes marciais a favor da guitarra.












Abraz!

2 comentários:

  1. É meu brother . . . a coisa tá ficando legal . . . muito legal.
    Estou me arriscando aqui, primeiro pra dizer que é uma honra poder reviver boa parte desta tua história, ver teu amadurecimento como músico, e principalmente, participar desta comunhão de conhecimento que você agrega.
    Parabéns pelo blog, e pelo 'retorno' . . .
    Vou deixar 2 sugestões (por enquanto):
    The Sky Is Crying ((versão S.R.Vaughan) - Elmore James); e Still Got The Blues For You (Gary Moore), onde teus solos irão 'casar' perfeitamente!
    Abraço, cara.
    Luis.

    ResponderExcluir
  2. Caraco! Meu irmãozão!!! muito legal receber um comentário seu aqui! Muita coisa de hoje construímos juntos, nénão? Suas sugestões foram muito bem anotadas e eu curtiria muito tocá-las!
    Valeu por acompanhar esse blog e sorry pela ausência nas aulas...

    ResponderExcluir