Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Guitarra Bonita?

Olá pessoal, conforme dito num post anterior sobre o histórico do set, tive um episódio interessante sobre gostar ou não de guitarras bonitas. 
Para dar mais uma volta no ciclo e coroar esta fase dos slides, lap steel, weissenborn e outros instrumentos "não convencionais" pelo menos por aqui no Brasil, vou postar aqui fotos dos Resonators.
Para dar uma pincelada superficial, os Resonators são instrumentos acústicos que possuem um cone de metal que fornece ao instrumento um volume de saída maior e um timbre característico. Esses instrumentos são muito utilizados em Bluegrass e Blues. Os primeiros registros de fabricação desses instrumentos data de 1927 pela famosa National, o corpo do insturmento era todo de metal
Por aqui, o instrumento também é conhecido pelo nome de Dobro. Porém, assim como a Maizena e outras coisas, o Dobro é um fabricante dos instrumentos.
Seguem as fotos do meu Resonator (se querem saber o motivo do título Guitarra bonita, leia o post até o final!)

 Este Resonator é da marca Regal, segundo alguns reviews em sites especializados, ele possui características que superam o Resonator da Fender.

















Feita esta primeira explanação, as dúvidas ainda devem estar pairando por aí. Esse violão é bonito, porque diabos esse cara falou aquilo no começo do post?

Muito bem. Esta semana negociei via ML, um instrumento que com certeza nesses 20 e poucos anos de guitarra nunca imaginei que existisse. É uma guitarra elétrica com um cone de Resonator!! Eu só havia ouvido falar de uma dessas pois o Big Gilson tem um Gilsonator.
Chega de blá-blá-blá e histórias do Homem Galinha Gato e vamos ao Boa Noite Cocó Miau e as fotos da minha mais nova aquisição!!!

 É bonita não é? Mas posso garantir que o timbre é muito bacana! Como a escala é plana e larga, para tocar slide a vibe é matadora!






















2 comentários:

  1. Fala Tanaka!!! Em primeiro lugar, queria agradecer essa divulgação do meu blog no teu blog. Muito obrigado mesmo.

    Depois queria dizer que invejo teus instrumentos... Eles são muito bacanas... E inusitados...

    Sò queria acrescentar sobre essas guitarras com a placa de metal. Foi uma das primeiras tentativas de aumentar o som da guitarra. Visto que elas ainda não eram elétricas... Mesmo assim, não deram conta de fazer o som da guitarra aparecer nas "big bands" americanas nos anos 20 e 30, que contavam com mais de 15 tocadores de banjo. E apenas um guitarrista. hehehe.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Gilmar!! Obrigado pela visita e pelas tuas palavras!

    ResponderExcluir