Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Weissenborn 1 - Histórico

Bom dia!
Conforme prometido vou colocar as fotos do meu Weissenborn, mas antes vou postar o histórico do instrumento escrito pelo Christiaan Oyens e que tomei a liberdade de pegar o texto do site dele: http://christiaanoyens.com.br


Os pais dos violões National e Dobro, como também precursores da guitarra pedal steel, foram criados e construídos por Chris J. Knutsen e Hermann Weissenborn no início do século passado.

Hermann C. Weissenborn, um fabricante de violinos e pianos alemão, emigrou para Nova Iorque por volta de 1902. Em 1910 mudou-se para Los Angeles onde ele se especializou em reparos de instrumentos até o final da década. Com o boom da música havaiana no início dos anos '20, Weissenborn iniciou a fabricação de ukeleles (espécie de cavaquinho havaiano), flat-tops e posteriormente seus cativantes violões de colo havaianos.

Com suas cordas elevadas, trastes nivelados com o braço, uso da levíssima madeira Koa, e braços ocos ligados ao corpo os Weissenborn ofereciam maior volume e sustain do que os violões convencionais usados até então para o slide havaiano. Dotados de um timbre doce, voz expressiva e design arrebatador, os Weissenborns obtiveram enorme sucesso e desfrutaram grande procura até a introdução de violões com cones (mais volume ainda) como os Nationals e Dobros. Hermann Weissenborn morreu em 1937 entre as contas que não tinha como pagar e os seus violões que não conseguia mais vender.
É importante dar crédito a Chris J. Knutsen pela invenção do braço oco, ornamentação de corda e design geral do violão de colo havaiano. Knutsen, outro emigrante nascido como Johan Christian Kammen em 24 de Junho de 1862 na Noruega, começou a fabricar seus violões havaianos já em 1908. Tanto Knutsen quanto Weissenborn (e também os irmãos Schireson) fabricaram os modelos Kona exclusivamente para o Sr. Charles S. DeLano a partir de 1915.
DeLano se promovia como "instrutor de violão havaiano" e muito provavelmente vendia violões para seus alunos, após 1923, os Konas eram fabricados exclusivamente pelo H. Weissenborn.
É impossível determinar exatamente quando foi que Weissenborn começou a inovar com seus desenhos, assim ajudando a disseminar o violão de colo havaiano.
Existem, porém diferenças interessantes entre seus violões e os de Knutsen: A maioria dos violões Knutsen tem tampo de abeto, todos tem suporte interno lateral ou diagonal, também por causa de seus hábitos excêntricos como construtor, muitos de seus violões tinham soluções toscas como: número absurdo de parafusos, colchetes, parafusos borboleta, afinadores aparados com tesoura, cavaletes ondulados e fitas de costura em vez da habitual tira de madeira como suporte para as chapas traseiras. H. Weissenborn por sua vez, usava a leve madeira nativa (Havaí) koa, fazia uso exclusivo de suporte interno em X e também adotou o uso de 4 modelos ou "estilos" como ele os promoveria, assim criando uma escala crescente de ornamentação, do básico ao altamente sofisticado.
Outras marcas antigas de violões havaianos que vale mencionar são a marca Schireson, com seus modelos Lyric, Mai-Kai e Hilo, todos provavelmente feitos pelo Oscar Schmidt. Há também os Brinks (Brink foi um fabricante de violinos do Michigan que experimentou um pouco com estes violões), os Greenfields e de acordo com o pesquisador preeminente de violões havaianos Ben Elder ("depois dos Weissenborns e os Knutsens, os melhores violões vintage havaianos que já toquei"), o Mastertone Special, um modelo absurdamente barato fabricado pela Gibson entre 1939-42. É claro que nenhum destes instrumentos compara em visual, som e/ou estética aos Knutsen/Weissenborn havaianos.
Graças a músicos como David Lindley, Ben Harper, Bob Brozman e Jerry Douglas, hoje o violão de colo Weissenborn - mais de 70 anos após a fabricação do último - está em pleno ressurgimento. O violão é atualmente usado nos mais diversos estilos musicais. Do country ao rock, música havaiana ao blues e agora também na MPB! É uma pena constatar que com a renascença deste instrumento e sua consequente demanda (especialmente entre colecionadores), os preços tenham chegado a 80 vezes o valor original! Felizmente existem vários luthiers competentes que fabricam cópias com preços bem mais acessíveis que os instrumentos originais.
Desde o primeiro dia em que eu o ouvi, fiquei hipnotizado com o som deste instrumento. Ele tem o som que antes eu só conseguia ouvir sonhando, além de ele me permitir um acompanhamento extremamente original. Ele também me inspira muitas idéias na hora de compor.
Segue uma lista de frases dos músicos que tocam o Weissenborn, fotos dos vários modelos originais e links para os fabricantes atuais. Quem tiver interesse em aprender mais sobre os violões de Chris Knutsen, siga este link até o excelente site de Gregg Miner: www.harpguitars.net/knutsen/hawaiians.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário